segunda-feira, 11 de junho de 2012

Menina das flores no casamento.


As crianças são um encanto num casamento, contribuem com a sua pureza, cor, alegria e bênção de uma forma fresca e divertida. Uma das pequenas personagens de um casamento é a menina (ou meninas) das flores, que anuncia a entrada da noiva na cerimónia com um caminho de pétalas.

Idade e número da menina das flores

A idade da menina das flores é usualmente entre 4 e 8 anos. Se pretenderem ter várias meninas das flores e um pouco mais velhas, estas poderão ser uma espécie de novinhas em miniatura (também chamadas de daminhas), envergando um vestido semelhante à noiva, sendo esta hipótese também muito romântica. Esta situação era muito comum na Inglaterra Vitoriana, e começa a tornar-se novamente uma prática comum.
Ter uma menina das flores é algo opcional, mas é uma forma querida de dar um encanto maior à cerimónia. Na realidade podem ter as que quiserem, mas o ideal é terem no máximo 1 menina das flores por cada 25 convidados. O mesmo se passa com os meninos das alianças ou pajens.

Onde se situa a menina das flores na cerimónia?

Se as meninas das alianças tiverem maturidade suficiente poderão ficar ao lado dos noivos no altar: o menino das alianças do lado do noivo e a menina das flores ao lado da noiva. No entanto, isto não é obrigatório, devendo os pais das crianças estarem sentados nas primeiras filas da cerimónia para que quando as crianças chegarem ao altar se possam sentar ao lado deles. Planeiem este momento e deixem no local onde as crianças se vão sentar algum brinquedo que as possa entreter durante a cerimónia, de outra forma elas poderão entediar-se e roubar-vos algum protagonismo.

Madrinhas ou meninas das flores?

Em vez de terem diversas madrinhas de casamento, podem optar por ter diversas meninas das flores ou também chamadas de daminhas. No entanto, se optarem por diversas meninas das flores ou meninos das alianças, não será boa ideia incluir também diversas madrinhas e diversos padrinhos adultos, a não ser que o casamento seja muito grande. Mas, se isso for importante, e para conseguirem uma maneira de conjugar ambos de uma forma organizada e encantadora: cada madrinha pode levar pela mão uma menina das flores e cada padrinho levar pela mão um menino das alianças.

O que faz a menina das flores?

A menina das flores anuncia a entrada da noiva com um caminho de pétalas ou com um pequenobouquet, caso não sejam permitidas as pétalas, podendo até ir a fazer bolas de sabão para conseguirem um ambiente diferente. A menina das flores procede o menino das alianças – se existir um -, e por vezes pode também preceder a noiva.

Quais os deveres da menina das flores?

A noiva deve explicar os deveres da menina das flores e do menino das alianças antes do dia da cerimónia. No próprio dia, a madrinha deve rever tudo com eles de novo. Antes da cerimónia devem também ensaiar tudo com as crianças para que o dia corra sem percalços e com menos ansiedade para elas. No entanto, se no dia cair o cestinho ou ela se esquecer de atirar as pétalas, não é nada de preocupante, considerem isso apenas um momento divertido.

Quem paga os trajes da menina das flores?

Quem paga as roupas das meninas das flores são os noivos, os pais apenas pagam os sapatos, mas se pretenderem inclui-los na vossa parte, também não tem mal algum.
Saibam que casais compostos por meninas das flores com meninos das alianças, ou pajens, são ideais para que eles se sintam mais confiantes, do que se tiverem de percorrer o corredor da cerimónia sozinhos; e se as crianças se sentirem mais confiantes tudo correrá melhor.

0 comentários:

Postar um comentário